Olá, meus amigos!
A primeira vez que de fato mergulhei nesse tema foi em meados de Março de 2015, quando viajei para São Paulo a fim de iniciar minha habilitação em lasers pela Universidade de São Paulo. Quando digo mergulhei, me refiro ao fato de antes disso ter recebido apenas alguns comentários durante minha graduação em Odontologia e por iniciativa própria, pois lembro bem de estudar alguns artigos relacionados ao tema. Posso afirmar que este mergulho mudou para muito melhor minha trajetória na Odontologia.
Eu gosto muito dessa designação: a luz esplêndida de Einstein. Em minha concepção, confere a importância desta descoberta, afinal, tudo aquilo que veio deste ilustre cientista sempre foi digno de nota para qualquer um no meio acadêmico. Não seria diferente com o laser.
Pois bem, estima-se que entre os anos de 1916 e 1917, Albert Einstein escrevera a seguinte sentença para seu amigo pessoal, Michele Angelo Basso:
“…uma luz esplêndida tem me feito começar a compreender a absorção e a emissão da radiação.”
Sem dúvida alguma, isto soou estranhíssimo para a comunidade científica daquela época. O que se conhecia naquela ocasião: absorção estimulada e emissão espontânea. Vamos relembrar1. A primeira acontece quando um átomo é excitado a um estado superior de energia por meios tais como aquecimento, interação com a luz ou interação com partícula. O segundo fenômeno se dá por um processo pelo qual um átomo excitado decai para um estado mais baixo de energia espontaneamente, ou seja, por si mesmo.
Por qual razão a citação de Einstein chamou a atenção de todos? sua suposição se tratava não mais de uma emissão espontânea da radiação, e sim uma emissão estimulada, que preconiza que na presença de outra radiação incidente de mesma frequência, átomos excitados são estimulados a fazer uma transição para um estado energético mais baixo, mais rapidamente que na emissão espontânea e no processo liberam energia luminosa idêntica à forma de luz incidente.
Bem, meus amigos, esta foi a grande “sacada” de Einstein, o que viria a ser anos mais tarde uma enorme contribuição para compreender a geração da luz laser. Eu preparei um vídeo para falar um pouco sobra a geração desta luz esplêndida. Nele você também entender o que significa LASER. Você pode assistir logo aqui abaixo ou então clicar aqui para vê-lo diretamente no YouTube.
O que se sabia sobre luz até o período de Albert Einstein? Em primeiro lugar, Ibn al-Haytham, no seu Livro de Óptica do ano 1021 D.C. Este cientista definiu a luz como finas partículas que se movem em linhas retas. Em seguida, Pierre Gassendi contribriu um pouco mais sobre a teoria da formação da luz, através da obra Opera Omnia do ano de 1658, reforçando a visão atomística do filósofo grego Epicuro. O celebre Isaac Newton posteriormente postula as linhas gerais de teoria corpuscular da luz, no ano de 1704, descrevendo a luz como matéria, ou corpúsculos, que emite em todas as direções. A teoria ondulatória da luz veio como contribuição de Robert Hooke, onde este a comparou a luz às vibrações das ondas na água. Anos mais tarde, James Clerk Maxwell, em 1865, postula a teoria eletromagnética da luz, afirmando que ondas desta natureza moviam-se à velocidade da luz.
Como se percebe, a grandeza do ilustre Albert Einstein foi coletar todas estas valiosas contribuições da ciência ao longo dos séculos, processa-las dentro de sua geniosa mente e propor que seria possível literalmente fabricar uma dita luz esplêndida, que por coisas do destino, ele não viveu tempo suficiente para vê-la nascer.
Possivelmente, a descoberta do laser tenha sido um dos grandes avanços proporcionados pela ciência moderna. Esta tecnologia está nos leitores de DVD e Blu-rays, nos leitores de código de barra dos supermercados e agências bancárias, na identificação biométrica, está na mão do Médico Dermatologista, do Cirurgião-Dentista, do Arquiteto, das agências espaciais.
Obrigado, Albert Einstein, pela seu grande legado!
Eliziário Vitoriano
Fonte1: CONVISSAR, R.A. Princípios e Práticas do Laser na Odontologia. Rio de Janeiro: Elsevier Editora, 2011.