EndoCards #7 – a saga CONTINUA!
Olá, meus amigos e caros colegas Endodontistas (ou não),
Seguimos com a saga dos EndoCards. Dessa vez, trago para vocês o #7. De agora em diante, estarei trazendo casos clínicos recentes, com abordagens novas que tenho feito minha prática clínica diária dentro da Endodontia. Não que tenha abandonado algumas coisas que já deixei registrado aqui no blog, como por exemplo, a Técnica Híbrida Simples (aprenda mais sobre ela clicando aqui). Mas trata-se de um novo momento onde estou testando novas abordagens, e como sempre, procurarei trazer aqui as novidades para que todos estejam bem informados.
Neste caso em particular do EndoCards #7, apresento-lhes um caso clínico bastante peculiar, onde não logrei fazer a patência foraminal. No momento da radiografia da prova do cone, onde travei os dois cones no limite de trabalho de 20mm, notei um delta apical no ápice radiográfico deste dente (segundo pré-molar superior esquerdo – #25). A partir desse momento, entendi que precisaria caprichar muito na irrigação e aspiração dos condutos, com cânulas finas para levar solução irrigante o mais próximo possível do delta apical. E claro, após o término deste preparo químico-mecânico, a irrigação com EDTA 17% foi fundamental para obter paredes dentárias mais limpas e desobstruídas.
O resultado do trabalho pode ser apreciado nos EndoCards abaixo, nos três idiomas de sempre:
Bom, espero que você tenha gostado!
Ah! Antes que eu me esqueça. A partir deste mês de Outubro de 2019, todos os meses estarei homenageando um país diferente da América Latina, colocando uma bandeira diferente no canto superior esquerdo do EndoCard. Este mês, estamos homenageando o México!
Finalmente, se você gosta do meu trabalho e quer saber mais daquilo que tenho desenvolvido dentro da Endodontia, vou te deixar alguns links que podem ser muito úteis para você:
Já sabe, né?? A Endodontia NÃO para, NÃO dorme e NÃO tira férias!
Porque um dia sem Endo é um dia perdido!!
Saudações!!
Eliziário Vitoriano
Resposta de 0