Laserterapia é utilizada para diversos benefícios estéticos, mas também pode ser usado para aliviar dores que podem surgir durante o tratamento de quimioterapia. Os pacientes que tenham tido câncer sabem que os efeitos colaterais são incômodos e que podem limitá-los de terem uma vida comum. Porém, com a laserterapia, essas dores podem ser aliviadas.
Em tese, a laserterapia consiste basicamente na aplicação de laser nas úlceras, edemas, inflamações e hemorragias decorrentes da radioterapia e quimioterapia. Um levantamento realizado pelos professores dos cursos de Especialização e Capacitação em Laser da Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic, cerca de 40% dos pacientes submetidos à quimioterapia e 100% dos que recebem radioterapia de cabeça e pescoço desenvolvem a mucosite oral (aftas na boca), manifestada na forma de edema, sangramento e eritema (inflamação) na cavidade bucal. Isso faz com que o paciente não possa ter uma boa alimentação, além de provocar dor ao ter contato com o alimento ou bebidas, causando-lhe incômodo constante. Por isso, é de suma importância antes de iniciar um tratamento de quimioterapia ou radioterapia, ir ao seu dentista a fim de realizar uma avaliação da sua saúde bucal. Essa avaliação fará muita diferença no decorrer do seu tratamento, para então ajudar-lhe a ter hábitos que auxiliem na permanência de uma boa saúde bucal. A laserterapia, também ajudará na aceleração da cicatrização, a modular a inflamação e promover a analgesia; que seria a percepção do alívio para o paciente.
Mas, essa tecnologia também poderá ser usada em outros tipos de tratamentos, sendo eles: hipersensibilidade dentinária; aceleração da cicatrização, redução do edema e analgesia pós-cirúrgica (exodontias, implantodontia, cirurgias periodontais e endodônticas); disfunção da ATM (articulação têmporomandibular) com efeito analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular; prevenção e tratamento da herpes simples e aftas recorrentes; tratamento de estomatite herpética primária; cicatrização e estimulação das glândulas salivares (para casos de xerostomia: falta de saliva). E quem diria que haveria uma tecnologia para o alívio das dores pós ativação do aparelho ortodôntico? Sim, com esta tecnologia é possível ter a estimulação da movimentação ortodôntica e redução da inflamação e dor pós ativação do aparelho ortodôntico, uma ótima notícia para aqueles que terão que usar e os que já usaram.
Não deixe de ir até o seu Dentista e perguntar se o mesmo já se vale desta tecnologia, pois como você pode ver, muitas doenças podem ser evitadas e tratadas de uma maneira mais simples e com ótimos benefícios, para que a sua readaptação seja mais rápida e sem aquelas dores tão incomodas, que lhe impendem de ter uma rotina comum. A laserterapia pode ser utilizada até mesmo antes de você receber a anestesia local, aquela tão temida pelos pacientes. Existem estudos científicos que mostram que as pessoas que recebem laserterapia antes da punção da agulha de anestesia sentem menos dores. Saiba que o hábito de ir frequentemente a um dentista só trará benefícios para a sua vida. O seu sorriso demonstra a alegria que emana do seu interior, não deixe que nenhuma dor ofusque o brilho que há em você.
Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário nesta matéria que responderemos o mais rápido possível.
Dr. Eliziário Vitoriano